Criança autista é resgatada e acompanhada a pé por 4 km até chegar em casa

Guardas municipais acompanham a criança por 4 km até casa da família; pais dormiam e não perceberam a saída do filho

Publicado em 18 de novembro de 2025 às 14:47

Guardas municipais acompanham a criança por 4 km até casa da família; pais dormiam e não perceberam a saída do filho
Guardas municipais acompanham a criança por 4 km até casa da família; pais dormiam e não perceberam a saída do filho Crédito: Redes Sociais

Um menino autista não verbal, de 8 anos, foi encontrado sozinho durante a madrugada de sexta-feira (14) por equipes da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo. Ele corria pela região do Viaduto José Gomes da Silva, na Vila São Pedro, colocando em risco a própria segurança.

A primeira equipe a encontrá-lo foi a da viatura 5-02. Os guardas identificaram rapidamente a situação de vulnerabilidade e pediram reforço. Em pouco tempo, chegaram outras equipes, incluindo o Comando Noturno. A criança carregava um celular sem chip e não conseguia informar seu nome nem onde morava, o que dificultou a identificação.

Após buscas e consultas, os guardas descobriram um possível endereço da família. Mas o menino não quis entrar na viatura. Para não deixá-lo assustado, a guarda Dayana decidiu acompanhá-lo a pé, enquanto as viaturas seguiam ao lado, dando suporte. A caminhada até a casa durou cerca de 4 km.

Dayana contou que a experiência dela trabalhando com crianças especiais antes de entrar na Guarda foi essencial naquele momento. “Eu me senti lisonjeada por ter conseguido ajudar. Trabalhei com transporte escolar de crianças especiais e fiz cursos para lidar com elas… não imaginava que isso faria tanta diferença aqui”, disse.

Quando chegaram ao endereço, os guardas encontraram os pais dormindo, sem saber que o filho havia saído de casa durante a madrugada. A criança foi entregue em segurança e a ocorrência finalizada.