'Ele deveria ter ido a um boteco no Pará', diz Lula ao responder crítica de chanceler alemão

Presidente rebate comentário sobre Belém e afirma que Berlim não chega perto da qualidade da capital paraense

Publicado em 18 de novembro de 2025 às 14:16

Presidente rebate comentário sobre Belém e afirma que Berlim não chega perto da qualidade da capital paraense
Presidente rebate comentário sobre Belém e afirma que Berlim não chega perto da qualidade da capital paraense Crédito: Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta terça-feira (18) às críticas do chanceler alemão Friedrich Merz sobre Belém, sede da COP30. Durante um evento no interior do Tocantins, Lula defendeu a cultura paraense e disse que Merz deixou de aproveitar o melhor da cidade.

A reação veio após uma fala do chanceler no dia 13 de novembro, quando ele afirmou que a comitiva alemã ficou aliviada por deixar Belém e retornar à Alemanha. Para Lula, Merz teria aproveitado muito mais se tivesse experimentado a culinária, dançado e conhecido os botecos locais.

“Ele deveria ter ido a um boteco no Pará, ter dançado no Pará, ter provado a culinária. Aí perceberia que Berlim não oferece para ele nem 10% da qualidade que o estado do Pará e a cidade de Belém têm para oferecer. Eu falei várias vezes: coma maniçoba”, afirmou o presidente.

As declarações foram feitas durante a inauguração da ponte que liga Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará. A obra recebeu R$ 232 milhões em investimentos, sendo R$ 28,8 milhões do Novo PAC.