GDF pede que Moraes avalie se Bolsonaro tem condições de ficar na Papuda

Integrantes do GDF avaliam que a situação de Bolsonaro é delicada e pode exigir cuidados específicos com a alimentação

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 08:36

(Jair Bolsonaro)
(Jair Bolsonaro) Crédito: Marcelo Camargo - Agência Brasil

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, órgão do Governo Distrito Federal, solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que análise o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A orientação pede que o ex-presidente passe por avaliação médica especializada para verificar o quadro clínico e a compatibilidade com a assistência médica e nutricional que o Complexo Penitenciário da Papuda oferece.

A Seape usou o argumento da solicitação em razão da proximidade do julgamento dos embargos de declaração no processo da trama golpista e a possibilidade de um ou mais réus serem acolhidos no sistema penitenciário do Distrito Federal. O julgamento começa nesta sexta-feira (7) e pode se estender até a próxima semana. O ofício foi encaminhado a Moraes na segunda-feira (3).

A Seape destacou que, durante o monitoramento de Bolsonaro e o confinamento na prisão domiciliar, o ex-presidente foi avaliado por médico em sua casa para evitar deslocamento de escoltas emergenciais.

Integrantes do GDF avaliam que a situação de Bolsonaro é delicada e pode exigir cuidados específicos com a alimentação adequada, além de acompanhamento médico.

Bolsonaro levou uma facada em 2018 e passou por cirurgias no intestino desde então. Neste ano, o ex-presidente foi diagnosticado com câncer de pele.

Entenda mais sobre a situação de Bolsonaro

• Há expectativa de que o STF determine a ida do ex-presidente para a Papuda, após conclusão dos julgamentos dos embargos de declaração.

• Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão no caso da tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.

• O ex-presidente cumpre prisão domiciliar determinada na ação que trata de suposta coação no curso do processo relacionado às sanções impostas pelo EUA ao Brasil e a autoridades do país.

Com informações de portal Metrópoles