Jojo Todynho vence primeira batalha judicial contra o PT; saiba mais

A ação foi aberta após Jojo afirmar, em um podcast, que teria recebido uma oferta de R$ 1,5 milhão para apoiar a campanha de Lula nas eleições de 2022

Publicado em 23 de outubro de 2025 às 20:30

Jojo em novo vídeo na rede social -
Jojo em novo vídeo na rede social - Crédito: Reprodução

A influenciadora e cantora Jojo Todynho, conquistou uma vitória inicial na disputa judicial movida contra ela pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) rejeitou a queixa-crime por difamação apresentada pelo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ação foi aberta após Jojo afirmar, em um podcast, que teria recebido uma oferta de R$ 1,5 milhão para apoiar a campanha de Lula nas eleições de 2022. O PT entendeu que a declaração configurava difamação à legenda e seus integrantes. No entanto, o Ministério Público considerou que não há elementos suficientes para a abertura de processo criminal.

De acordo com o parecer do promotor Carlos Gustavo Coelho de Andrade, a fala atribuída à artista é “genérica” e não aponta de forma direta o partido, seus dirigentes ou filiados. “Quem teria oferecido? O partido político? Algum mandatário ou filiado? Empresário, coligação ou instituição financeira? Não se pode saber”, escreveu o promotor, concluindo que a queixa é “inepta” e “sem justa causa”.

Com a manifestação do MP, a decisão final sobre o arquivamento caberá agora à Justiça do Rio de Janeiro, que deve decidir se acolhe ou não a recomendação. O órgão foi acionado após uma audiência de conciliação, realizada em 18 de setembro, terminar sem acordo entre as partes.

Durante a audiência, Jojo Todynho recusou-se a gravar um vídeo de retratação, como solicitado pela defesa do PT. Caso o pedido do Ministério Público seja aceito pela Justiça, a ação contra a influenciadora será arquivada definitivamente.