Mãe deixa velório do filho abraçada ao prefeito e acompanha enterro

Caçula entrou em protocolo de morte cerebral, segundo fontes próximas à família

Publicado em 12 de fevereiro de 2026 às 22:00

(Sarah Tinoco Araújo foi vista abraçada ao prefeito enquanto familiares acompanhavam o sepultamento de Miguel Araújo Machado, de 12 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu.)
(Sarah Tinoco Araújo foi vista abraçada ao prefeito enquanto familiares acompanhavam o sepultamento de Miguel Araújo Machado, de 12 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu.) Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Em meio a profunda dor e comoção, a mãe dos dois meninos baleados pelo próprio pai, o secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, Thales Machado, deixou o velório do filho mais velho na tarde desta quinta-feira (12), e seguiu para o cemitério, amparada pelo pai, o prefeito Dione Araújo (União Brasil).

Sarah Tinoco Araújo foi vista abraçada ao prefeito enquanto familiares acompanhavam o sepultamento de Miguel Araújo Machado, de 12 anos, que não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada minutos após dar entrada no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), na madrugada do dia 12.

O caçula, Benício Araújo Machado, de 8 anos, também não sobreviveu. Ele passou por cirurgia e permaneceu internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos, mas familiares confirmaram à imprensa local que o menino entrou em protocolo de morte cerebral durante a manhã, com o óbito sendo atestado posteriormente. Até o momento o hospital mantém sigilo médico sobre o estado de saúde da criança.

A tragédia ocorreu na madrugada quinta-feira (12), em um condomínio fechado da cidade, no sul de Goiás. Thales Naves Alves Machado, de 40 anos, genro do prefeito Dione Araújo e casado com Sarah, atirou contra os dois filhos na cabeça e, em seguida, cometeu suicídio. Vizinhos encontraram as crianças ainda com vida e acionaram o socorro, mas a Polícia Militar confirmou o ocorrido.

Investigação preliminar aponta que Thales teria espalhado gasolina em vários cômodos da residência, com intenção de incendiar o imóvel, mas o fogo não foi ateado por motivos ainda não esclarecidos. A Polícia Civil de Goiás investiga o caso, incluindo possíveis motivações. Horas antes do crime, Thales publicou nas redes sociais um vídeo com os filhos, declarando amor (“Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito”), e mensagens que sugeriam desentendimentos conjugais, incluindo acusações contra a esposa. A mãe das crianças estava viajando para São Paulo no momento do episódio, segundo a TV Anhanguera.

Thales era secretário de Governo da prefeitura e havia sido lançado como pré-candidato a deputado estadual pelo prefeito em janeiro deste ano. A tragédia chocou a cidade de cerca de 112 mil habitantes e gerou comoção nacional. O governador Ronaldo Caiado (PSD), a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice Daniel Vilela (MDB) manifestaram solidariedade e compareceram ao velório de Miguel.

A Prefeitura de Itumbiara emitiu nota lamentando as mortes e informando que Benício seguia em estado grave antes da confirmação do óbito. Até o momento, não há detalhes adicionais sobre laudos periciais ou carta de despedida mencionada em algumas reportagens.

Com informações de G1, Mais Goiás e Correio Braziliense