Megaoperação no RJ é aprovada por quase 90% dos moradores de favelas, diz pesquisa

Segundo levantamento do AtlasIntel, 87,6% dos entrevistados que vivem em comunidades da capital fluminense consideram a ação positiva.

Publicado em 31 de outubro de 2025 às 15:49

A maioria dos moradores de favelas do Rio de Janeiro apoia a megaoperação policial contra o Comando Vermelho realizada nesta semana, que deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais. Segundo levantamento do AtlasIntel, 87,6% dos entrevistados que vivem em comunidades da capital fluminense consideram a ação positiva.

Rio de Janeiro Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Quando analisado o grupo de moradores de favelas em todo o país, o apoio continua alto: 80,9% aprovam a operação.

Entre quem não vive em comunidades, o apoio é menor e as opiniões se dividem. No Rio, 55% aprovam a ofensiva policial, enquanto 40,5% são contra. Em nível nacional, a aprovação é de 51,8%, e 45,4% desaprovam.

De forma geral, a população do Rio tende a apoiar a operação: 62,2% disseram concordar com a ação, 34,2% são contra e 3,6% não souberam responder. No Brasil, 55,2% aprovam, 42,3% desaprovam e 2,5% não opinaram.

A pesquisa também mostrou que o medo da violência foi alto no dia da operação: 79,6% dos moradores da capital fluminense afirmaram ter sentido medo. Além disso, 83,8% acreditam que a criminalidade na cidade vem piorando — uma percepção bem mais intensa que a média nacional (48%).

Para 34,4% dos cariocas, o impacto da megaoperação será muito positivo para a segurança pública; outros 19,3% esperam efeitos positivos moderados. Já 26,5% veem a ação de forma negativa (somando os que consideram o impacto “muito negativo” e “negativo”), e 15,6% acham que o resultado será pequeno ou nulo.

Violência cotidiana nas favelas

A pesquisa mostra ainda que a maioria dos moradores de favelas do Rio presenciou algum crime nos últimos três meses (64,8%). O número é semelhante ao de comunidades em outras regiões do país, onde 70,3% disseram ter testemunhado algum incidente de segurança.

Na cidade do Rio, 57,6% da população geral relatou ter presenciado crimes recentemente. No restante do Brasil, essa média cai para 26,2%.

Sobre a percepção do nível de criminalidade, 70% dos cariocas classificaram a situação como “muito alta”. No país, a maioria considera o índice “regular” (38,7%) ou “alto” (23,5%).

A pesquisa AtlasIntel ouviu 1.089 brasileiros adultos entre 29 e 30 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Com informações da IstoÉ