Menina de 12 anos morre após lutar contra câncer raro em Cascavel

Yasmin Amorim enfrentava neuroblastoma desde os 5 anos e morreu durante tratamento

Publicado em 7 de fevereiro de 2026 às 09:45

Yasmin Amorim enfrentava neuroblastoma desde os 5 anos e morreu durante tratamento
Yasmin Amorim enfrentava neuroblastoma desde os 5 anos e morreu durante tratamento Crédito: Reprodução

Nesta sexta-feira (6), morreu em Cascavel, no oeste do Paraná, a menina Yasmin Amorim, de 12 anos, que estava internada no Hospital do Câncer da cidade e lutava contra um neuroblastoma, tipo raro e agressivo de câncer.

Yasmin convivia com a doença desde 2018, quando tinha apenas cinco anos. Ao longo dos anos, passou por cirurgias, sessões de quimioterapia, fisioterapia e um transplante de medula óssea. Em determinado momento, chegou a entrar em remissão e retomou a rotina, mas o câncer retornou de forma agressiva.

Em 2024, diante do avanço da doença, a família recorreu à Justiça para garantir um tratamento com medicamentos importados, avaliados em cerca de R$ 2,5 milhões. O governo do Paraná foi obrigado a custear o remédio Danyelza, mas o processo acabou marcado por irregularidades na entrega dos insumos.

O hospital recebeu apenas uma ampola do medicamento, quando eram necessárias seis. Outro remédio previsto no tratamento, o Leukine, também foi entregue de forma incompleta: das 60 caixas esperadas, apenas 10 chegaram, além de versões genéricas. As investigações apontaram desvio de recursos, e as contas das empresas envolvidas foram bloqueadas, mas estavam praticamente sem saldo.

Mesmo após uma nova compra emergencial autorizada pelo governo estadual, Yasmin concluiu a primeira fase do tratamento no fim de 2024 sem apresentar resposta significativa. Em 2025, iniciou a segunda etapa, mas não conseguiu finalizar o protocolo, o que levou ao agravamento da doença.

Os responsáveis pela compra dos medicamentos, Lisandro Henrique Hermes e Polion Gomes Reinaux, foram condenados por estelionato a penas que somam quatro anos, nove meses e cinco dias de prisão em regime inicialmente fechado. Eles estão presos desde agosto do ano passado. Um terceiro denunciado foi absolvido.