Parlamentares acionam Senado e pedem impeachment de Dias Toffoli

Para os autores do pedido, o conjunto das decisões representa interferência indevida na investigação e pode caracterizar crime de responsabilidade

Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 12:22

Toffoli mantém acareação no caso Banco Master e rejeita pedido da PGR
Toffoli mantém acareação no caso Banco Master e rejeita pedido da PGR Crédito: Andressa Anholete/STF

Um grupo de senadores apresentou nesta quarta-feira (14) um requerimento no Senado pedindo a abertura de processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. A iniciativa tem como foco decisões adotadas pelo magistrado em procedimentos ligados às investigações sobre o Banco Master.

No documento, os parlamentares afirmam que houve condução inadequada do caso, com adoção de medidas consideradas excepcionais e incompatíveis com os princípios que regem a atuação do Judiciário. Entre os pontos destacados estão a centralização do processo no STF, a imposição de sigilo sobre informações relevantes, restrições ao repasse de dados a órgãos de investigação parlamentar e a condução de atos processuais fora do padrão usual.

Os senadores também questionam a determinação para que bens e materiais apreendidos pela Polícia Federal permaneçam sob custódia da Suprema Corte. Para os autores do pedido, o conjunto das decisões representa interferência indevida na investigação e pode caracterizar crime de responsabilidade. O requerimento é assinado por Magno Malta, Eduardo Girão e Damares Alves e agora aguarda análise do Senado.