Renan Calheiros diz que Lira e Hugo Motta estariam pressionando liquidação de Banco Master

Na entrevista, o senador disse que recebe informações do TCU

Publicado em 20 de janeiro de 2026 às 07:51

Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) Crédito: Fabio Rodrigues - Agência Brasil

Em entrevista à Globo News, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que a manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do ministro Jhonatan de Jesus, para pressionar a liquidação do Banco Master tem envolvimento dos presidentes da Câmara de Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) e do ex-presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL).

Renan confirmou à Globo News que Lira e Motta articulam para influenciar os rumos de um processo da Corte de Contas que analisa a atuação do BC no caso Master. Mas o senador não detalhou como teria ocorrido essa atuação.

“O Tribunal de Contas da união não tem nada a ver. O BC tem que fazer a sua parte. Nós vamos requisitar todas as informações de todos os procedimentos abertos no Banco Central e eu estou tendo informações de que o atual presidente da Câmara dos Deputados e ex-presidente pressionaram e continuam pressionando o TCU para liquidar a liquidação. Isso é inacreditável. Mas essas coisas, lamentavelmente, só acontecem no Brasil”, revelou o senador.

O caso do Banco Master chegou no TCU após a denúncia do Ministério Público e TCU afirmarem que existem suspeitas de que o BC falhou na supervisão da instituição financeira.

O Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro, teve a liquidação extrajudicial anunciada pelo Banco Central em novembro passado. A autoridade monetária argumentou que a medida foi motivada pela grave crise de liquidez e pelo comprometimento da sua situação econômico-financeira da instituição.

Com informações de Globo News e CNN