Tubarão mais rápido do mundo é visto em Santa Catarina

A fêmea dessa espécie pode chegar a 4,5 metros e pesar cerca de 600 quilos

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 14:35

O vídeo mostrando o animal começou a circular nas redes sociais nessa segunda-feira (29).
O vídeo mostrando o animal começou a circular nas redes sociais nessa segunda-feira (29). Crédito: Foto: Higor Carvalho/@higorcarvalhofilms

Um peixe raro foi visto próximo à faixa de areia e surpreendeu banhistas na Praia da Vila, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. O animal foi identificado por estudiosos como um possível anequim, uma espécie de tubarão raro. O vídeo mostrando o animal começou a circular nas redes sociais nessa segunda-feira (29).

A bióloga marinha Suelen Santos, responsável por coordenar o projeto Educamar, informou que o animal pode ser de um tubarão da espécie Isurus oxyrinchus, ele também é chamado de anequim ou tubarão-mako. Os estudiosos consideram essa espécie de tubarão o mais veloz do mundo, a fêmea pode chegar a 4,5 metros e pesar cerca de 600 quilos.

Conforme especialistas, os moradores e visitantes daquela região não tem motivo para se preocuparm, já que não há registros de ataques dessa espécie no estado. Mesmo assim, a recomendação é: ao perceber a presença do animal na costa, não entrar na água para evitar incidentes. O anequim costuma se alimentar de tartarugas, golfinhos e cefalópodes.

Com informações de portal Metrópoles