Vídeo: moradores formam corrente humana usando água do mar para conter incêndio em Morro de São Paulo, na Bahia

Sem Corpo de Bombeiros no local, os moradores formaram uma corrente humana para levar baldes de água do mar até o foco das chamas.

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 12:13

Um incêndio de grandes proporções destruiu vários estabelecimentos, na Segunda Praia, em Morro de São Paulo, na Bahia.
Um incêndio de grandes proporções destruiu vários estabelecimentos, na Segunda Praia, em Morro de São Paulo, na Bahia. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Na noite da última terça-feira, 10, um incêndio de grandes proporções destruiu vários estabelecimentos, na Segunda Praia, em Morro de São Paulo, destino turístico da cidade de Cairu, no baixo sul da Bahia.

Sem Corpo de Bombeiros no local, os moradores formaram uma corrente humana para levar baldes de água do mar até o foco das chamas, que começaram em um restaurante e se alastraram rapidamente para outros comércios e casas próximas, causando pânico. O incêndio foi controlado durante a madrugada desta quarta-feira, 11, com a chegada dos bombeiros de outra localidade. Apesar dos grandes danos materiais, não há registro de feridos.

Segundo informações da Prefeitura de Cairu, as chamas começaram por volta das 23h e por causa da localização da ilha, equipes do Corpo de Bombeiros só chegaram ao local 1h20 após o início do incêndio. A Polícia Militar, a Guarda Municipal e as ambulâncias do município também foram acionadas, com reforços da cidade de Valença.

A prefeitura informou que os moradores e comerciantes avaliam os prejuízos. A gestão municipal informou que presta apoio e promete reforçar a segurança para garantir a rápida retomada das atividades turísticas na região. Destacou também o grande movimento da comunidade local, que atuou de forma rápida e organizada, para ajudar a controlar o fogo antes mesmo da chegada das equipes especializadas.

A Prefeitura de Cairu afirmou, ainda, que já solicitou a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município, para melhorar a resposta a emergências futuras.

As causas do incêndio estão sendo investigadas.