Após mortes de fisiculturista e nutricionista paraenses, saiba como prevenir uma parada cardíaca

A morte dos nutricionistas e fisiculturistas paraenses, Carlos Bastos, 30, e Camilo Salgado, 29, por parada cardíaca, acendeu um “alerta” sobre a necessidade de prevenção da doença, que, recentemente, tem acometido com frequência os jovens. A parada cardíaca acontece após uma sequência de batidas irregulares do...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 13:43

A morte dos nutricionistas e fisiculturistas paraenses, Carlos Bastos, 30, e Camilo Salgado, 29, por parada cardíaca, acendeu um 'alerta' sobre a necessidade de prevenção da doença, que, recentemente, tem acometido com frequência os jovens.

A parada cardíaca acontece após uma sequência de batidas irregulares do coração, causando uma disfunção elétrica que paralisa o órgão. Com isso, o músculo interrompe o bombeamento de sangue para o corpo, podendo levar à morte rapidamente. 

Nem sempre é possível prevenir uma parada cardíaca, mas levar uma vida saudável, evitando o stress e os fatores de risco para doenças cardiovasculares como tabagismo, diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão arterial, e praticar atividades físicas regularmente pode reduzir consideravelmente as chances de o problema acontecer.

O mesmo vale para o Infarto; manter bons hábitos ajuda muito a prevenir um episódio da doença. Uma dieta saudável é parte importante para um estilo de vida saudável. Deve-se escolher uma variedade de frutas, vegetais e grãos. Prefira alimentos com pouca gordura saturada, gordura trans e colesterol. Escolhas saudáveis incluem carnes magras, frango sem pele, peixe, feijão, e laticínios com pouca gordura. Procure preparar alimentos com pouco sal, uma vez que ele pode elevar o risco de pressão alta.

Escolha alimentos que tenham pouca adição de açúcar e ingira álcool com moderação. Procure manter um peso saudável ao ingerir a quantidade adequada de calorias para suas necessidades. Equilibre as calorias ingeridas com as gastas através de exercícios físicos. Tenha uma vida ativa fisicamente. Algumas pessoas devem ter orientação médica antes de começarem a fazer exercícios físicos.