Avião da FAB com voluntários a bordo, atola após pouso no aeroporto de Breves, no Pará

Os voluntários prestam apoio humanitário em comunidades urbanas e ribeirinhas do Pará. O incidente não deixou feridos e aparentemente não causou danos estruturais.

Publicado em 4 de julho de 2025 às 09:09

Um avião de transporte e reabastecimento afundou o trem de pouso em asfalto, no Pará.
Um avião de transporte e reabastecimento afundou o trem de pouso em asfalto, no Pará. Crédito: Divulgação/FAB

Um avião de transporte e reabastecimento KC 390 afundou o trem de pouso no asfalto durante uma manobra na pista do município de Breves, no Pará. O episódio ocorreu na segunda-feira (30), horas antes da aeronave embarcar voluntários participantes da Operação Excelsior 2025, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os voluntários prestam apoio humanitário em comunidades urbanas e ribeirinhas do Pará, visando o aprimoramento operacional dos militares em ambientes complexos. O incidente não deixou feridos e aparentemente não causou danos estruturais. Ainda segundo a FAB, a equipe já iniciou os procedimentos para a remoção da aeronave e a execução de uma inspeção técnica.

O KC-390, desenvolvido pela Embraer e a maior aeronave já produzida pela empresa, desempenhava nas últimas semanas papel-chave no apoio logístico ao Exercício Excelsior 2025, Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional.

Segue o comunicado da FAB sobre o incidente:

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta segunda-feira (30/06), foi registrada uma ocorrência com uma aeronave KC-390 Millennium. Após o pouso na localidade de Breves–PA, durante o taxiamento, ocorreu o afundamento em determinado trecho da pista pelo qual a aeronave manobrava, o que impediu a movimentação da mesma. A FAB ressalta ainda que não houve feridos e não foram constatados danos na estrutura do avião. A aeronave será removida da área e passará por uma inspeção para, posteriormente, retornar às missões da FAB”.