Belém faz “ensaio geral” no trânsito antes de receber líderes mundiais para a COP 30

Simulação testou bloqueios e rotas oficiais que serão usadas por chefes de Estado durante a Cúpula de Líderes, que antecede o evento global

Publicado em 2 de novembro de 2025 às 22:32

Belém faz “ensaio geral” no trânsito antes de receber líderes mundiais para a COP 30
Belém faz “ensaio geral” no trânsito antes de receber líderes mundiais para a COP 30 Crédito: Paula Lourinho/Ag. Pará

A poucos dias do início da Cúpula de Líderes, evento internacional que antecede a COP 30, Belém viveu neste domingo (2) uma espécie de ensaio geral no trânsito. A Prefeitura realizou a última simulação operacional de mobilidade, repetindo o trajeto que será feito pelas delegações e chefes de Estado que desembarcam na capital paraense nos próximos dias.

A operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), mobilizou dezenas de agentes e percorreu o percurso que vai da Avenida Presidente Vargas até o Parque da Cidade. O objetivo foi testar, na prática, o isolamento de vias, os pontos de bloqueio e desvio, além do posicionamento das equipes de trânsito.

“Hoje fizemos um ensaio geral de segurança pública, simulando toda a rota dos chefes de Estado que estarão em Belém para o evento. Fizemos os desvios, interdições parciais e totais, e foi um sucesso. Estamos prontos para recepcionar as autoridades com segurança e garantir a fluidez e a tranquilidade da população”, afirmou o diretor de Transporte da Segbel, Isaías Reis.

Durante o evento, que marca a primeira etapa da COP 30, o trânsito nas avenidas Nazaré e Gentil Bittencourt será temporariamente interditado entre os dias 4 e 9 de novembro, sempre das 6h às 12h, período reservado à circulação das comitivas oficiais.

A Prefeitura afirma que o plano de mobilidade foi pensado para reduzir o impacto no trânsito e garantir a segurança tanto das autoridades quanto dos moradores. Com a última simulação concluída, a gestão municipal considera Belém pronta para receber um dos encontros ambientais mais importantes do planeta.