BRT Metropolitano: conheça a obra que pode ser entregue antes da COP 30

O sistema contempla a construção de 13 passarelas ao longo da BR-316, 13 estações de embarque e desembarque e dois terminais de integração em Ananindeua e Marituba.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 12:31

As obras do BRT Metropolitano já alcançam 90% de conclusão.
As obras do BRT Metropolitano já alcançam 90% de conclusão. Crédito: Agência Pará

As obras do BRT Metropolitano já alcançam 90% de conclusão e se encaminham para a reta final. O sistema, que começa a operar em fase assistida ainda neste mês, contempla a construção de 13 passarelas ao longo da BR-316, 13 estações de embarque e desembarque e dois terminais de integração em Ananindeua e Marituba, municípios localizados na Região Metropolitana de Belém.

A frota contará com 265 ônibus equipados com ar-condicionado e internet wi-fi, assegurando mais conforto aos usuários. O sistema vai integrar diversos bairros dos municípios da Região Metropolitana, permitindo o acesso por corredores exclusivos na BR-316 até os terminais de conexão e demais destinos.

O projeto do BRT Metropolitano, representa um marco para a mobilidade urbana e vai beneficiar diretamente os moradores da Região Metropolitana de Belém. Toda a operação será coordenada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo mais segurança e eficiência no transporte coletivo.

Novo padrão de transporte coletivo

O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve na noite desta quarta-feira (3) no Km 1 da BR-316, e durante a visita, destacou que o empreendimento vai transformar a qualidade de vida de quem depende diariamente dos ônibus.

“Nós estamos na fase final das obras do BRT, obras que trouxeram transtornos para a população da Região Metropolitana, mas necessárias para que, até o final deste mês, possamos iniciar a operação assistida dos ônibus. São mais de 260 veículos com wi-fi e ar-condicionado, garantindo que bairros de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara, Benevides e Santa Izabel possam se conectar aos terminais de integração e acessar, por via expressa, os seus destinos. Estamos finalizando ciclovias, passarelas e terminais, e certamente entregaremos uma nova qualidade no transporte coletivo para toda a região”, afirmou o governador.