Cine Olympia, em Belém, comemora 111 anos e vai passar por restauração no valor de R$ 8 milhões

O Cine Olympia, considerado uma das salas mais antigas do Brasil, completa 111 anos nesta segunda-feira, 24, e vai passar por reforma. O anúncio foi realizado pela Prefeitura de Belém, e informa que a obra será iniciada ainda no primeiro semestre de 2023, com previsão de conclusão em um ano. Segundo a prefeitura, o...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:47

O Cine Olympia, considerado uma das salas mais antigas do Brasil, completa 111 anos nesta segunda-feira, 24, e vai passar por reforma. O anúncio foi realizado pela Prefeitura de Belém, e informa que a obra será iniciada ainda no primeiro semestre de 2023, com previsão de conclusão em um ano.

Segundo a prefeitura, o recurso para a restauração foi obtido por meio do Instituto Pedra que captou a liberação no valor de R$8 milhões. A formalização da medida foi assinada nesta segunda, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL).

Segundo a prefeitura, a obra será realizada para reforma, restauro e modernização do cine Olympia, com a previsão de que seja concluída no próximo aniversário do cinema, em 2024.

Segundo o Instituto Pedra, responsável pela execução da obra de restauro, o projeto de revitalização do cinema foi realizado na época do PAC das Cidades Históricas ainda no governo de Dilma Rousseff, mas ficou parado por falta de recursos. 'O Instituto veio até Belém buscando algum monumento que tivesse projeto pronto e conseguimos o do cinema. Nós ganhamos esse edital da Prefeitura e logo em seguida fomos atrás da Vale e ela topou fazer a reforma do Olympia conosco', explica Beth Almeida, técnica do Instituto Pedra que ficará responsável pela obra do Cinema Olympia.

História

Fundado em 24 de abril de 1912, o cinema Olympia é uma das mais antigas salas de cinema do Brasil. Desde 2020, quando iniciou a pandemia de covid-19, o espaço se encontra fechado para a exibição de filmes. Em 2006 o espaço passou a ser administrado pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Em 2012 a lei municipal nº 8.907 declarou o Cinema Olympia integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Belém e, exclusiva e permanentemente, um centro de exibição audiovisual.