Corpo da irmã Henriqueta será velado neste domingo na Alepa, em Belém

Religiosa morta em acidente na Paraíba será sepultada nesta segunda-feira em Soure, no Marajó

Publicado em 11 de janeiro de 2026 às 20:57

Religiosa morta em acidente na Paraíba será sepultada nesta segunda-feira em Soure, no Marajó
Religiosa morta em acidente na Paraíba será sepultada nesta segunda-feira em Soure, no Marajó Crédito: Reprodução

Neste domingo (11), o corpo da irmã Henriqueta Cavalcante será velado na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém. A chegada estava prevista para as 19h, com traslado do Aeroporto Internacional em uma viatura do Corpo de Bombeiros até a sede do Legislativo, no bairro da Cidade Velha.

Na manhã desta segunda-feira (12), o corpo será levado para Soure, no arquipélago do Marajó, onde ocorrerá o sepultamento. O transporte será feito em uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), com apoio do Governo do Pará.

Em nota divulgada neste domingo, o governo estadual informou que está prestando todo o suporte necessário para o traslado do corpo até Belém e, posteriormente, até Soure. A operação é coordenada pelo Graesp, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

A Assembleia Legislativa do Pará também lamentou a morte da religiosa. Em comunicado, destacou a trajetória de irmã Henriqueta como referência na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e dos direitos humanos no estado. Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante presidia o Instituto Dom Azcona, que leva o nome do bispo emérito do Marajó, falecido em 2024.

O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias pela morte de irmã Henriqueta, ocorrida no sábado (10), em um acidente de trânsito na rodovia BR-230, na Paraíba. Nas redes sociais, o governador Helder Barbalho lamentou a perda e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela religiosa em defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade no Pará e na Amazônia.