Defensoria Pública realiza mutirão de atendimento a vítimas de fraudes em empréstimos em Belém

Iniciativa oferece atendimento jurídico gratuito para consumidores prejudicados.

Publicado em 31 de julho de 2025 às 14:09

Defensoria Pública do Pará.
Defensoria Pública do Pará. Crédito: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), vai promover nesta sexta-feira (1) um mutirão especial voltado ao atendimento de vítimas de fraudes e golpes em empréstimos consignados.

A ação está marcada para ocorrer das 8h às 15h, na Central de Atendimentos 2, localizada na Travessa 1° de Março, nº 766, no bairro da Campinha, em Belém.

Segundo a defensoria, a iniciativa tem como público prioritário consumidores previamente agendados, mas também estará aberta àqueles que buscarem orientação jurídica no local.

Com foco em resolver casos de descontos indevidos e contratação fraudulenta de empréstimos, o mutirão vai utilizar a plataforma “ProConsumidor” para o registro das reclamações, além de oferecer atendimento individualizado a quem estiver enfrentando esse tipo de problema.

Para ser atendido, com ou sem agendamento prévio, o consumidor deve apresentar os seguintes documentos:

- Carteira de identidade;

- Comprovante de residência;

- Extrato atualizado do INSS ou outro comprovante que contenha as informações sobre os descontos questionados (se possível).

Vale lembrar que casos relacionados a descontos associativos (aqueles que não envolvem empréstimos, mas vínculos com entidades de classe ou associações) não estarão incluídos nos serviços oferecidos pelo mutirão. Situações desse tipo serão encaminhadas à Defensoria Pública da União (DPU).

Dados

De acordo com auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), mais de 35 mil reclamações sobre empréstimos consignados foram registradas em 2023. Ainda segundo a instituição, em 2024, o total de empréstimos consignados liberados ultrapassou R$ 89 bilhões.

Segundo o defensor público e coordenador do Nudecon, Cássio Bitar, os números de fraudes e golpes em produtos bancários têm crescido bastante no país. “Os órgãos que atuam na defesa do consumidor precisam trabalhar de forma estratégica para atender e resolver esse tipo de demanda. É justamente neste sentido que estamos usando a ferramenta ProConsumidor em regime de mutirão visando a resolução em tempo razoável e sem sobrecarregar a justiça”, destaca.

Serviço

Mutirão de atendimento a vítimas de fraudes em empréstimos

Data: 1º de agosto

Local: Central de Atendimentos 2 da Defensoria Pública do Pará - Travessa 1° de Março, nº 766, bairro Campina

Hora: 8h às 15h.