Fiscalização fluvial apreende quase 50 kg de drogas em embarcação no Pará

Abordagem de rotina em barco vindo de Manaus terminou com duas prisões e apreensão de skank e pedra oxi

Publicado em 29 de dezembro de 2025 às 13:14

Fiscalização fluvial apreende quase 50 kg de drogas em embarcação no Pará
Fiscalização fluvial apreende quase 50 kg de drogas em embarcação no Pará Crédito: Divulgação/SEGUP

Uma operação de fiscalização realizada neste domingo (28) resultou na apreensão de quase 50 quilos de drogas em uma embarcação que saiu de Manaus com destino ao Pará. A ação aconteceu no Baixo Amazonas e terminou com duas pessoas presas.

Durante a abordagem de rotina feita pela Base Integrada Fluvial Candiru, agentes do Grupamento Fluvial, da Polícia Militar e da Polícia Civil vistoriaram a embarcação “NS I”. No setor de camarotes usados pela tripulação, os policiais encontraram uma caixa com vários tabletes de entorpecentes.

Questionado pelos agentes, o ocupante do camarote admitiu que transportava o material ilegal e indicou que havia mais drogas em outro compartimento do barco. A equipe seguiu até o camarote do comandante da embarcação, onde localizou novos tabletes do mesmo tipo.

Ao todo, foram apreendidos 43 tabletes, somando cerca de 47,1 quilos de entorpecentes. Desse total, aproximadamente 31,6 quilos eram de skank, uma variação mais potente da maconha, e 15,5 quilos de pedra oxi.

As duas pessoas envolvidas foram detidas e encaminhadas à autoridade policial que atua na base fluvial, onde permanecem à disposição da Justiça. Todo o material apreendido também foi apresentado para os procedimentos legais.

A apreensão reforça a importância das fiscalizações realizadas nos rios do Pará, que seguem sendo usados como rota para o tráfico de drogas. As ações nas bases fluviais têm permitido interceptar carregamentos ilegais e dificultar a atuação de grupos criminosos que utilizam embarcações para transportar entorpecentes pelo estado.