Homem é flagrado e preso ao despejar 500 quilos de entulho em via pública de Belém

De acordo com os órgãos envolvidos, o suspeito utilizava um caminhão baú para transportar os resíduos até o local

Publicado em 23 de junho de 2026 às 13:39

De acordo com os órgãos envolvidos, o suspeito utilizava um caminhão baú para transportar os resíduos até o local
De acordo com os órgãos envolvidos, o suspeito utilizava um caminhão baú para transportar os resíduos até o local Crédito: Agência Belém 

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (22) após ser surpreendido descartando cerca de meia tonelada de entulho em uma área pública do bairro do Guamá, em Belém.

A ação ocorreu na esquina da avenida José Bonifácio com a avenida Bernardo Sayão e foi resultado de uma operação conjunta realizada pela Guarda Municipal de Belém (GMB) e pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).

De acordo com os órgãos envolvidos, o suspeito utilizava um caminhão baú para transportar os resíduos até o local. No momento em que realizava o despejo do material, foi abordado pelas equipes de fiscalização.

Após a abordagem, o homem foi conduzido juntamente com o veículo para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), onde foi autuado por crime ambiental.

Segundo as autoridades, um segundo indivíduo que também participaria da ação conseguiu fugir antes da chegada dos agentes. O caso segue sendo investigado para identificação e localização do suspeito.

O descarte irregular de resíduos é apontado como um dos problemas que contribuem para a degradação dos espaços urbanos em Belém. Além de prejudicar a limpeza da cidade, a prática pode provocar o entupimento de bueiros, aumentar os riscos de alagamentos durante o período chuvoso e causar impactos ambientais, como a contaminação do solo e de cursos d’água.

A Guarda Municipal destacou que operações integradas de fiscalização têm sido intensificadas para coibir esse tipo de infração e responsabilizar os envolvidos.

A legislação brasileira prevê punições para quem realiza descarte irregular de resíduos. Além de multas administrativas, os responsáveis podem responder criminalmente pelos danos causados ao meio ambiente. Em casos que envolvam o uso de veículos, os automóveis utilizados na infração também podem ser apreendidos.

O homem preso permanece à disposição da Justiça.