Homem espera transferência há mais de quatro dias em hospital de Alenquer, no Pará

Segundo familiares, Antônio Ivo apresenta quadro grave de falta de ar e sinais de insuficiência respiratória, mas até agora não recebeu diagnóstico preciso nem tratamento adequado

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 15:09

Antônio Ivo da Silva Serrão
Antônio Ivo da Silva Serrão Crédito: Reprodução 

O paciente Antônio Ivo da Silva Serrão, que está internado há mais de quatro dias no Hospital Municipal Santo Antônio, em Alenquer, aguarda transferência para receber atendimento especializado.

Segundo familiares, Antônio Ivo apresenta quadro grave de falta de ar e sinais de insuficiência respiratória, mas até agora não recebeu diagnóstico preciso nem tratamento adequado. O hospital, descrito por moradores como sucateado e sem estrutura, não possui recursos para realizar exames complexos ou procedimentos de emergência.

“O TFD (Tratamento Fora de Domicílio) já foi liberado, mas disseram que não há leitos disponíveis na cidade vizinha. Enquanto isso, ele está aqui, sem resposta e piorando a cada dia”, relatou um parente, pedindo ajuda às autoridades de saúde.

A família Serrão, uma das mais tradicionais do município, tem se mobilizado nas redes sociais e junto a órgãos públicos em busca de socorro. Até o momento, porém, nenhuma medida efetiva foi tomada.

Moradores afirmam que situações como a de Antônio Ivo são frequentes e refletem o abandono do sistema público de saúde na região.

Enquanto a família aguarda uma transferência que pode salvar a vida de Antônio Ivo, a comunidade local cobra ação imediata das autoridades e melhores condições para o atendimento médico no município.