Homens são flagrados rompendo cabo de câmera de segurança na Praça do Relógio, em Belém

Grupo agiu em conjunto para desativar equipamento do CIOP na Cidade Velha; órgão foi acionado para esclarecimentos

Publicado em 18 de março de 2026 às 15:20

Homens são flagrados rompendo cabo de câmera de segurança na Praça do Relógio, em Belém
Homens são flagrados rompendo cabo de câmera de segurança na Praça do Relógio, em Belém Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Um flagrante registrado por um morador chamou atenção nesta quarta-feira (18), na Praça do Relógio, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Quatro homens foram filmados no momento em que rompem o cabo de energia de uma câmera de monitoramento do Centro Integrado de Operações (CIOP), responsável por acompanhar a movimentação na área.

Nas imagens, é possível ver a ação coordenada do grupo. Enquanto um dos suspeitos sobe em uma escada para alcançar o equipamento, outros dois dão apoio segurando a estrutura. Um quarto indivíduo permanece nas proximidades, aparentemente observando a movimentação para evitar qualquer tipo de abordagem.

Após conseguirem romper o cabo da câmera, os quatro homens deixam o local rapidamente. O vídeo é encerrado logo em seguida.

A situação levanta preocupação quanto à segurança na região, especialmente por se tratar de um ponto histórico e turístico da capital paraense, que conta com monitoramento eletrônico para auxiliar na prevenção de crimes.

A reportagem solicitou um posicionamento do CIOP sobre o caso, incluindo informações sobre o funcionamento do equipamento afetado e possíveis medidas adotadas após a ação criminosa. Até o momento, não houve retorno.