Indígena é resgatado após ficar soterrado por 3 horas em deslizamento de terra em Santarém

Vizinhos conseguiram desenterrar parte do corpo até a chegada da equipe do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, que concluiu o resgate.

Publicado em 25 de maio de 2025 às 10:08

Vizinhos conseguiram desenterrar parte do corpo até a chegada da equipe do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, que concluiu o resgate.
Vizinhos conseguiram desenterrar parte do corpo até a chegada da equipe do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, que concluiu o resgate. Crédito: Reprodução 

Um jovem indígena foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar soterrado por mais de três horas nesta sexta-feira (23), na comunidade Nova Ipanema, em Santarém, no oeste do Pará.

Segundo a família, ele trabalhava na construção de um sumidouro na casa da mãe quando parte de um barranco de aproximadamente dois metros de altura, pertencente ao terreno vizinho, desmoronou e o soterrou até o pescoço.

Vizinhos conseguiram desenterrar parte do corpo até a chegada da equipe do 4º Grupamento de Bombeiros Militares (4º GBM), que concluiu o resgate. Para garantir a segurança do jovem, identificado como Matheus, os bombeiros improvisaram uma proteção com um tonel cortado, evitando novos deslizamentos enquanto cavavam o restante da terra.

A perna esquerda do jovem estava presa por pedras e entulhos. Uma draga foi usada para facilitar a retirada do material. Apesar do susto, Matheus não apresentava ferimentos graves e recusou atendimento hospitalar, mas foi orientado a procurar socorro médico caso surgissem sintomas posteriores.

Durante o resgate, os bombeiros também precisaram conter a ansiedade dos familiares que acompanhavam a operação de perto.