CBF: Remo e Paysandu votam em Samir Xaud em eleição marcada por boicote de clubes da elite

Clubes paraenses participaram da escolha do novo presidente da entidade, enquanto parte da Série A se ausentou em protesto

Publicado em 25 de maio de 2025 às 12:53

Clubes paraenses participaram da escolha do novo presidente da entidade, enquanto parte da Série A se ausentou em protesto
Clubes paraenses participaram da escolha do novo presidente da entidade, enquanto parte da Série A se ausentou em protesto Crédito: Divulgação/Remo e Paysandu

A eleição que confirmou Samir Xaud como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizada neste domingo (26), contou com a participação de Remo e Paysandu, representantes do futebol paraense. Os dois clubes da Série B estiveram entre os 20 times que votaram no pleito, marcado pelo esvaziamento por parte de equipes da elite nacional.

Xaud foi eleito com 46 votos — 26 das 27 federações estaduais e 20 de clubes das Séries A e B. Entre os clubes votantes, estavam 10 da Série A e 10 da Série B, incluindo os paraenses. A Federação Paraense de Futebol, por meio do presidente Ricardo Gluck Paul, também participou e deu seu voto ao novo dirigente.

O número total de votantes era de 67, mas a ausência de clubes importantes da Série A, como Flamengo, Fluminense, São Paulo e Corinthians, deu o tom de protesto à eleição. Parte das equipes da elite boicotou o processo por discordar da condução da CBF e da falta de diálogo com os clubes.

Apesar do movimento, clubes como Santos e Cruzeiro, que inicialmente haviam aderido ao boicote, acabaram comparecendo à votação.

Remo e Paysandu, por outro lado, marcaram presença e confirmaram seus votos a favor de Samir Xaud, que assume o comando da CBF para o ciclo 2025–2029. A participação dos dois maiores clubes do Pará reforça o peso político das regiões Norte e Nordeste, sobretudo no apoio vindo das federações estaduais, cuja força no colégio eleitoral continua sendo determinante.