IPVA com desconto de até 15% pode ser pago até a próxima terça-feira no Pará

Bom histórico no trânsito garante abatimento no imposto; motos de até 200 cilindradas podem ter redução ainda maior.

Publicado em 16 de janeiro de 2026 às 13:04

IPVA com desconto de até 15% pode ser pago até terça-feira no Pará
IPVA com desconto de até 15% pode ser pago até terça-feira no Pará Crédito: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Os donos de veículos com placas finais entre 71 e 91 têm até a próxima terça-feira, 20 de janeiro, para aproveitar descontos de até 15% no pagamento do IPVA no Pará. O benefício vale para quem está em dia com o trânsito e não acumulou multas.

O maior desconto, de 15%, é para quem está há dois anos sem infrações. Quem passou o último ano sem multas garante 10% de abatimento, enquanto os demais motoristas ainda conseguem 5% de desconto ao pagar o imposto antecipadamente.

Além da cota única com desconto, o IPVA também pode ser pago em até três parcelas, sem abatimento, antes do vencimento. Outra opção é quitar o valor integral apenas na data do licenciamento anual, no Detran. Após esse prazo, o imposto passa a sofrer juros e multa.

Motos têm vantagem extra

Quem tem motocicleta ou motoneta de até 200 cilindradas, nova ou usada, e não possui outro veículo, pode economizar ainda mais. Nesses casos, os descontos por bom comportamento no trânsito se somam à isenção parcial do IPVA prevista em lei.

O benefício pode chegar a 100% de isenção para motos sem multas nos últimos dois anos. Se houver apenas uma infração nesse período, o desconto é de 50%. Nos demais casos, a redução é de 30% no valor do imposto.

Como pagar

Para consultar o valor do IPVA e emitir o Documento Estadual de Arrecadação (DAE), basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Pará. O pagamento pode ser feito via PIX ou por código de barras, em bancos autorizados e casas lotéricas.

Veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do IPVA. Embarcações e aeronaves devem quitar o imposto até 30 de junho.

Mais informações estão disponíveis no site da Sefa ou pelo call center 0800 725 5533, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.