Justiça Federal faz inspeção no Pronto-Socorro Municipal da 14 em Belém

Vistoria ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) e avaliou a estrutura do PSM da 14, um dos principais hospitais de urgência e emergência de Belém.

Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 12:38

Justiça Federal faz inspeção no Pronto-Socorro Municipal da 14 em Belém
Justiça Federal faz inspeção no Pronto-Socorro Municipal da 14 em Belém Crédito: Rodrigo Monteiro/CRM

A Justiça Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma inspeção judicial no Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14 de Março, em Belém. A vistoria ocorreu por volta das 10h e teve como objetivo avaliar a situação estrutural do prédio, diante de alegações sobre a necessidade imediata de reformas na unidade.

A diligência foi determinada pela juíza federal Hind Ghassan Kayath, da 2ª Vara Federal, que buscou obter impressões diretas sobre as condições físicas do hospital, considerado uma das principais portas de entrada para atendimentos de urgência e emergência na capital paraense.

A inspeção contou com a presença de um engenheiro civil da Justiça Federal, além do acompanhamento do Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) e do procurador da República Patrick Colares. Também houve apoio da Polícia Federal e estrutura de segurança e logística da Diretoria do Foro.

Segundo o CRM-PA, a participação na inspeção reforça a preocupação com as condições de trabalho dos médicos, a segurança dos profissionais de saúde e, principalmente, a qualidade do atendimento oferecido à população que depende diariamente do serviço público de saúde.

Além de representantes da Justiça Federal e do Ministério Público Federal, autoridades municipais e federais também foram acompanhadas durante a vistoria. As informações levantadas durante a inspeção devem subsidiar futuras decisões judiciais sobre a necessidade de intervenções estruturais no hospital.