MPPA sugere suspensão de concurso público no Pará

Medida vem após uma série de irregularidades encontradas

Publicado em 31 de outubro de 2025 às 16:44

O Ministério Público do Pará (MPPA) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a segunda fase da Operação Hades
MP sugere mudanças no certame realizado no sudeste do estado Crédito: MPPA

O Ministério Público entrou com recursos solicitando a suspensão do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da cidade de Parauapebas, sudeste do estado, por identificar uma série de irregularidades.

A decisão vem depois de uma série de denúncias encaminhadas ao órgão ministerial, que apontaram falhas nos certames que tem como objetivo contratar profissionais de vários níveis de escolaridade, de forma temporária. Uma irregularidade é a falta de vagas reservas para candidatos negros.

Outras irregularidades foram constatadas como a exigência de comprovação de escolaridade no ato da inscrição,o que vai contra ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a falta de critério igualitário sobre pontuação nas provas, principalmente nos cargos de nível médio.

Diante das denúncias,o MP pede retificação do edital que confere ao Processo Seletivo Simplificado,além de uma prova objetiva com redação para que a pontuação seja igualitária e sem nenhum tipo de anomalia.

O município de Parauapebas tem um prazo de dez dias para atender aos requisitos, sobre punição de multa e ação civil pública.