Operação combate o tráfico de drogas no Ver-O-Peso, em Belém

Ação integrada visa combater o tráfico de drogas e reforçar a segurança no entorno do Ver-o-Peso, em preparação para a COP 30.

Publicado em 31 de julho de 2025 às 17:08

Ação integrada visa combater o tráfico de drogas e reforçar a segurança no entorno do Ver-o-Peso, em preparação para a COP 30.
Operação combate o tráfico de drogas no Ver-O-Peso, em Belém Crédito: Reprodução/Agência Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), deflagrou na manhã desta quinta-feira (31) a Operação Manutenção, com apoio da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC). A ação tem como foco o combate ao tráfico de drogas e o reforço da segurança nas imediações do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos da capital paraense.

A operação integra o programa Belém em Ordem, que reúne diferentes órgãos municipais para promover o ordenamento do espaço público, o enfrentamento à criminalidade e a fiscalização de irregularidades em áreas de grande fluxo de pessoas.

Mais de 50 agentes de segurança pública participaram da operação, que contou com oito viaturas, oito equipes de motopatrulhamento, um cão farejador e dez agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), que atuaram na fiscalização do comércio irregular e na organização urbana da região.

Segundo o inspetor Dimitri Cavalcante, da GMB, a ação tem caráter preventivo, com foco na repressão ao tráfico de entorpecentes. “Nosso trabalho aqui é preventivo contra o tráfico de drogas. Vamos continuar atuando nas próximas semanas para garantir mais segurança a todos que circulam diariamente pela área histórica e comercial do centro de Belém”, afirmou.

De acordo com o tenente Charles, do 2º Batalhão da PM, a operação está alinhada a um plano de segurança integrado, voltado à proteção de áreas estratégicas da cidade, com ações de patrulhamento e inteligência. “Essa é mais uma ação exitosa, fruto de um trabalho conjunto com a Segbel e fiscais da Sedcon. Com a aproximação da COP 30, a ideia é manter a ordem instaurada nas imediações do Ver-o-Peso”, destacou.

A Operação Manutenção deverá ter novos desdobramentos nas próximas semanas, com reforço de ações de monitoramento, fiscalização e patrulhamento ostensivo não apenas no Ver-o-Peso, mas também em outras áreas de grande movimentação da capital.