Pará é o quarto estado do Brasil que mais faz 'gato' na rede de energia

Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que a energia furtada no país é equivalente a toda a energia da usina de Belo Monte.

Publicado em 5 de novembro de 2024 às 16:38

O Pará tem 15%de energia furtada, diz relatório
O Pará tem 15%de energia furtada, diz relatório Crédito: Divulgação

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira, 5, que o percentual de energia furtada no Brasil é de 6,7%, patamar suficiente para atender o consumo de todo o Estado da Bahia. O Pará é o quarto estado do Brasil que mais furta energia.

Segundo o relatório apresentado pelo diretor da Aneel, em reunião ordinária, o Pará tem 15%de energia furtada. O Estado do Amazonas tem a situação mais crítica, com 35% do total da energia produzida sendo furtado. O Amapá tem 30% e Rio de Janeiro 20%.

Essas perdas decorrem de ligação clandestina ou desvio direto da rede, bem como fraude de energia (adulteração no medidor), o famoso "gato". O índice de energia produzida, mas não comercializada, é repassado na tarifa de energia dos consumidores.

De acordo com Feitosa, a energia furtada no país é equivalente a toda a energia da usina de Belo Monte.

"Em termos de consumo, a energia furtada no Brasil daria para atender todo o Estado da Bahia, o quarto maior da Federação", afirmou.

A diretoria da Aneel discutiu na reunião desta terça-feira, 5, um pedido de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Light Serviços de Distribuição S.A, que atua no Estado do Rio de Janeiro. A empresa havia pedido a alteração dos porcentuais de perdas não técnicas regulatórias. A Aneel negou o pedido, por entender que não haveria autorização contratual.

Com informações do UOL