PF deflagra operação contra fraudes no transporte escolar no Pará

Ação investiga fraudes em licitações e uso de empresas de fachada enquanto crianças eram transportadas em veículos improvisados e sem segurança no Pará.

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 15:04

Ação investiga fraudes em licitações e uso de empresas de fachada enquanto crianças eram transportadas em veículos improvisados e sem segurança no Pará.
PF deflagra operação contra fraudes no transporte escolar no Pará Crédito: Reprodução/Ascom Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29), a Operação Rota de Hermes no município de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, para desarticular um possível esquema criminoso envolvendo fraudes em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e outras irregularidades relacionadas à prestação do serviço de transporte escolar.

Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais nas cidades de Brasil Novo, Medicilândia e Altamira. Até o momento, a operação resultou na apreensão de cerca de R$ 328 mil em espécie, além de veículos de alto padrão e joias. O material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Altamira, responsável pela condução do caso.

Transporte escolar em condições precárias

As investigações apontam indícios de que o serviço de transporte escolar destinado a crianças da rede pública era prestado de forma precária, utilizando veículos improvisados, sem cintos de segurança e sem assentos adequados.

De acordo com a PF, os valores pagos pelos municípios, previstos nos contratos, não correspondiam à qualidade do serviço efetivamente oferecido. Os recursos utilizados são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

Além disso, foram identificados indícios de subcontratação irregular e da utilização de empresas de fachada para a execução dos contratos, o que reforça a suspeita de esquema criminoso.

As investigações continuam para aprofundar a apuração e reunir novos elementos de prova.