Polícia investiga envenenamento em massa de cães em Igarapé-Miri; 16 animais morreram

A suspeita é de que os criminosos tenham usado chumbinho  substância geralmente usada para matar ratos.

Publicado em 30 de abril de 2025 às 16:01

Pelo menos 16 cachorros morreram por envenenamento nesta quarta-feira em Igarapé -Miri.
Pelo menos 16 cachorros morreram por envenenamento nesta quarta-feira em Igarapé -Miri. Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

Moradores de Igarapé-Miri, no nordeste paraense, estão denunciando aos órgãos de defesa animal o envenenamento em massa de cães da Vila Maiauatá. Segundo as informações, o crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira (30) e um boletim de ocorrência foi registrado.

O boletim foi registrado pela vereadora de Igarapé-Miri Clea Campelo (PT), na delegacia de Polícia Civil do município, e informa que pelo menos 16 animais, todos cachorros, morreram na manhã de hoje, por suspeita de envenenamento com a substância conhecida como chumbinho, geralmente usada para matar ratos.

Na página do abrigo de animais Au Family, a vereadora de Belém, Raquel dos Animais (PDT) também reforça a denúncia, e afirma que segundo informações repassadas a ela, o crime foi cometido pelos próprios moradores que já haviam manifestado a outros vizinhos que não gostavam da presença dos animais. Vídeos compartilhados na página mostram o sofrimento causado aos cães.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a prefeitura de Igarapé-Miri informou que o caso já foi repassado às autoridades e manifestou repúdio considerando a ação “um ato cruel, inaceitável e criminoso”.

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB do Pará (OAB/PA), também acompanha o caso.

A lei brasileira prevê penas para maus tratos de animais, que variam dependendo da espécie e gravidade do crime. Se identificados os autores do crime podem pegar uma pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa.