Prefeitura de Belém se manifesta após operação da PF sobre desvios na antiga Sesan

Operação da Polícia Federal investiga desvio de dinheiro público entre os anos de 2020 a 2024.

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 18:27

Operação envolve contratos e suspeitas de fraude na antiga Sesan
Operação envolve contratos e suspeitas de fraude na antiga Sesan Crédito: Divulgação / PF

Depois da Polícia Federal realizar uma operação para investigar fraudes em contratos ligados à antiga Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), agora Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana  Sezel, a Prefeitura de Belém se manifestou sobre o assunto, nesta quinta-feira (16).

O procurador geral adjunto do município de Belém, Alex Potiguar, deu declaração falando sobre o assunto, que segundo ele, a Prefeitura de Belém ainda não teve acesso ao processo.

“Ficamos sabendo da operação junto à imprensa e as informações obtidas pelo site oficial da Polícia Federal. São circunstâncias envolvendo os anos de 2020 a 2024”, explica.

Alex informou que a atual gestão municipal já tomou providências para acompanhar as investigações.

“Em menos de 12 horas de operação, a gente abriu uma sindicância para apurar os fatos, acompanhar as investigações e ter uma resposta melhor para a população de Belém”, pontua.

Por fim, o município de Belém pretende ingressar com ação para recuperar os valores envolvidos em fraudes. Os contratos que estão sob investigação somam pouco mais de R$153 milhões.

“A gente vai ingressar com ação envolvendo os valores desviados para que sejam devolvidos ao município de Belém”, finaliza.