Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra vencedores da 12ª edição no Pará

Primeiros colocados de cada categoria concorrem agora na fase regional da premiação. Veja quem ganhou!

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 09:28

Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra vencedores da 12ª edição no Pará - 
Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra vencedores da 12ª edição no Pará -  Crédito: Carlos Borges

O Sebrae no Pará realizou na noite desta terça-feira (23), na Cervejaria Cabôca, em Belém, a cerimônia de entrega dos vencedores da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Este ano, o prêmio recebeu 170 inscrições, de veículos de todo o estado.

“O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho fundamental da imprensa na promoção do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento sustentável. São os jornalistas que traduzem histórias reais de transformação, que inspiram e informam milhões de brasileiros. Por isso, premiar esses profissionais é também fortalecer o ecossistema empreendedor do país”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, que esteve ao lado da diretora técnica Domingas Ribeiro.

A etapa paraense do PSJ premiou com macbooks os primeiros lugares por categorias. Agora, os primeiros colocados de cada categoria concorrem na fase regional, que classifica os finalistas para a final nacional, que será realizada em Brasília. Os vencedores também receberam troféus e certificados. A noite foi animada por um coquetel e muita música com o cantor paraense Arthur Spíndola, que colocou os jornalistas e convidados para dançar.

Premiação

Na categoria Jornalismo em Texto, a reportagem vencedora foi “Ver-O-Peso abre portas para a economia e o empreendedorismo paraense”, do jornal O Liberal, escrita pela jornalista Gabi Gutierrez.

“Me sinto extremamente honrada por receber esse reconhecimento, especialmente sendo uma recém-chegada ao jornalismo. Participar do Prêmio Sebrae, ao lado de tantos colegas talentosos, é enriquecedor e nos inspira a seguir buscando pautas que valorizem o empreendedorismo. Agradeço ao jornal O Liberal pela confiança e por me permitir viver essa experiência tão significativa”, disse ela.

Em Jornalismo em Vídeo, a matéria vencedora foi “Pupunha: o ouro da Amazônia que alimenta a cultura paraense”, da TV Liberal, que teve como representante o jornalista Carlos Brito, apresentador do programa “É do Pará”.

“É uma felicidade enorme ter o nosso trabalho reconhecido por uma instituição como o Sebrae. A matéria premiada fala sobre a cadeia da pupunha, algo muito nosso, muito paraense, e valoriza o empreendedorismo local, desde o cultivo até a comercialização. É gratificante ver o jornalismo profissional sendo reconhecido e, mais ainda, saber que estamos contando histórias que impactam positivamente a vida das pessoas. Isso nos motiva a continuar produzindo conteúdos relevantes, com responsabilidade e afeto pelo que é da nossa terra”, disse Brito.

Já na categoria Jornalismo em Áudio, a reportagem vencedora foi “Empreendedorismo Feminino nos Negócios Sustentáveis”, do jornalista Luiz Augusto Andrade, da Rádio CBN Belém.

“Premiações como o Prêmio Sebrae de Jornalismo são extremamente importantes para valorizar o nosso trabalho enquanto jornalistas. No Pará, especialmente neste momento de preparação para a COP30, temos uma riqueza enorme de histórias para contar, principalmente no campo do empreendedorismo. É impressionante como em cada canto do estado existe uma pauta potente. Eu costumo dizer que o Pará é 360 graus de pautas, tudo está aqui, diante dos nossos olhos. Cabe a nós aproveitarmos essa riqueza e mostrarmos ao Brasil e ao mundo o valor do que é produzido aqui”, ressaltou Luiz.

A categoria Fotojornalismo foi vencida pela imagem veiculada na matéria “Ver-O-Peso abre portas para a economia e o empreendedorismo paraense”, do Jornal O Liberal, do fotojornalista Tarso Sarraf.

Na categoria especial Jornalismo Universitário, o trabalho vencedor foi “A floresta que empreende: bioeconomia, povos da Amazônia e o futuro em debate na COP30”, da Universidade da Amazônia, do estudante de jornalismo Caio Brandão, veiculada na Rádio Unama FM.

“Receber o Prêmio Sebrae enquanto ainda estou na universidade é uma conquista imensa. Tudo que fazemos no meio acadêmico impacta diretamente nossa formação profissional, e ser reconhecido por esse trabalho já tão cedo na carreira é extremamente gratificante. Fiquei nervoso, ansioso, mas muito feliz por tudo ter dado certo. Meu desejo é continuar fazendo um jornalismo de referência, com responsabilidade e compromisso, sempre buscando entregar o melhor conteúdo possível à sociedade”, ressaltou o estudante.

Classificação do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Pará

CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO

* 1º lugar: Ver-O-Peso abre portas para a economia e o empreendedorismo paraense (O Liberal)

Representante: Gabi Gutierrez

Equipe: Tarso Sarraf / Lázaro Magalhães / Camila Moreira / Marcelo Quadros

* 2º lugar: Fast Fashion: o preço da moda rápida (Diário do Pará)

Representante: Rafael Rocha

Equipe: Clayton Matos

* 3º lugar: Casa Ikeuara fortalece o empreendedorismo indígena no Pará (DOL) Representante: Mayra Cristina Monteiro da Paixão

Equipe: Andressa de Freitas Ferreira / Tarik de Moraes Duarte

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO

* 1º lugar: Empreendedorismo Feminino nos Negócios Sustentáveis (Rádio CBN Amazônia Belém)

Representante: Luiz Augusto Andrade

* 2º lugar: Mulheres no Ecossistema de Inovação (Startups comandadas por mulheres na Amazônia) (Rádio CBN Amazônia Belém)

Representante: Luiz Augusto Andrade

* 3º lugar: Empreendedorismo Sustentável: soluções e desafios para o futuro do planeta (Rádio Cultura FM 93,7)

Representante: Gabriel Nascimento

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO

* 1º lugar: Pupunha: o ouro da Amazônia que alimenta a cultura paraense (TV Liberal)

Representante do trabalho: Carlos Brito

* 2º lugar: Moeda Verde: Você já imaginou transformar lixo em renda, crédito e dignidade? (TV Cultura)

Representante: Andreia Teixeira

* 3º lugar: Da Floresta à Mesa: O futuro sustentável que brota na Amazônia (TV Cultura do Pará)

Representante: Raiana Serrão

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

* 1º lugar: Ver-O-Peso abre portas para a economia e o empreendedorismo paraense (O Liberal)

Representante: Tarso Sarraf

* 2º lugar: A pioneira do Combu que transforma o turismo na capital da COP30 (Diário Online – DOL)

Representante: Wagner Moura

* 3º lugar: Mulheres amazônidas levam biojoias à vitrine da COP30 (Agência Cenarium)

Representante: Marx Vasconcelos

CATEGORIA ESPECIAL JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

* 1º lugar: A floresta que empreende: bioeconomia, povos da Amazônia e o futuro em debate na COP30 (Universidade da Amazônia) , Unama FM

Representante: Caio Brandão

* 2º lugar: Ancestralidade, Estilo e Sustentabilidade: A Força das Mulheres da Terra Firme (Faculdade Estácio do Pará) , Agência 360 Estácio Pará

Representante: Laura Serejo

* 3º lugar: Aruanas: os alimentos que contam histórias e sustentam o futuro (Universidade Federal do Pará), Revista Cabanos

Representante Luan Patrick Cardoso da Costa