Quase 10 toneladas de pirarucu ilegal são apreendidas em embarcação no Pará

A carga estava em uma embarcação que saiu de Manaus com destino a Belém

Publicado em 29 de maio de 2026 às 14:11

A carga estava em uma embarcação que saiu de Manaus com destino a Belém
A carga estava em uma embarcação que saiu de Manaus com destino a Belém Crédito: Agência Pará

Uma fiscalização em Óbidos, no Baixo Amazonas, terminou com a apreensão de quase 10 toneladas de pirarucu transportadas de forma irregular. A carga estava em uma embarcação que saiu de Manaus com destino a Belém.

Os agentes encontraram cerca de 195 sacas do pescado dentro do frigorífico do navio. Segundo a fiscalização, o pirarucu estava sem documentação e a espécie ainda está em período de defeso, quando pesca e transporte são proibidos para proteger a reprodução do peixe.

A apreensão foi feita por equipes da Base Fluvial Candiru, com apoio das polícias Militar e Civil, bombeiros e agentes de inteligência.

Após a operação, a carga foi encaminhada para a Secretaria de Meio Ambiente de Óbidos, que deve definir o destino do pescado. Parte dos peixes pode ser doada para famílias carentes da região.

Essa foi uma das maiores apreensões de pescado irregular já registradas pelas bases fluviais do Pará.