Trânsito em Belém terá bloqueios e mudanças em linhas de ônibus durante a COP 30

Interdições e desvios começam a valer na próxima semana; prefeitura promete transporte gratuito para moradores afetados e orienta atenção redobrada no deslocamento.

Publicado em 31 de outubro de 2025 às 15:25

Interdições e desvios começam a valer na próxima semana; prefeitura promete transporte gratuito para moradores afetados e orienta atenção redobrada no deslocamento.
Trânsito em Belém terá bloqueios e mudanças em linhas de ônibus durante a COP 30 Crédito: Ascom/Segbel

Belém vai passar por uma verdadeira operação de trânsito nos primeiros dias de novembro. Por causa da Cúpula de Líderes e da Conferência da ONU sobre o Clima (COP 30), a cidade terá bloqueios parciais, desvios e mudanças nas rotas de ônibus entre os dias 2 e 22 de novembro.

As alterações serão concentradas principalmente na área central da cidade e nas avenidas Júlio César e Arthur Bernardes, mas também devem atingir rotas que passam por Icoaraci, Outeiro e Tapanã.

Trânsito alterado no centro

Entre os dias 4 e 9 de novembro, das 6h às 12h, as linhas de ônibus que trafegam pela Presidente Vargas, Nazaré e Magalhães Barata terão desvios temporários para facilitar a passagem das comitivas estrangeiras.

Durante esse período, haverá interdições intercaladas nas avenidas Nazaré, Magalhães Barata e Gentil Bittencourt, enquanto são feitas as escoltas das delegações.

Mudanças próximas ao Parque da Cidade

Na Avenida Júlio César, que dá acesso ao Parque da Cidade, uma das áreas que concentrará eventos da Cúpula, o tráfego será alterado entre os dias 2 e 22 de novembro.

O sentido bairro/centro será desviado por Pedro Álvares Cabral, Dr. Freitas, Marquês de Herval, Lomas e Almirante Barroso, e o centro/bairro por Dr. Freitas, Rômulo Maiorana, Alferes Costa, Senador Lemos e Júlio César.

Outeiro e Icoaraci também terão mudanças

Nos distritos, as alterações afetam o ponto final e o trajeto de algumas linhas:

  • Outeiro: a linha 879 (Outeiro–São Brás) muda o ponto terminal para a Av. Beira Mar, e o percurso será ajustado com desvios pela Dr. Ubirajara Filho e rua Tranquilidade.
  • Icoaraci: a linha 889 (Icoaraci–Centro, via Centenário) terá novo ponto final na Travessa do Cruzeiro, com ajustes nos trajetos de ida e volta.

Bloqueios na Arthur Bernardes e no Tapanã

Na Avenida Arthur Bernardes, os bloqueios começam no dia 4 e seguem até 9 de novembro. Os ônibus que passam pela via terão rotas alternativas por Tapanã, Padre Bruno Sechi, Centenário e Júlio César.

A Rodovia do Tapanã também sofrerá desvios nos dois sentidos, com itinerários passando pelas mesmas avenidas.

Transporte gratuito durante a interdição

Para reduzir os impactos aos moradores do entorno da Arthur Bernardes, a Prefeitura vai disponibilizar transporte auxiliar gratuito durante o período da Cúpula. O microônibus fará o trajeto entre a passagem Novo Continente (Pratinha I) e a Rodovia do Tapanã, com frequência de 15 minutos.

Linhas mais afetadas

As alterações atingem menos de 10% das linhas da frota municipal, segundo a Segbel. As mais impactadas serão as que circulam pelas avenidas Júlio César e Arthur Bernardes.

As grandes avenidas, Almirante Barroso, Senador Lemos, Pedro Álvares Cabral e Centenário, continuam liberadas e devem concentrar o maior fluxo de veículos.

Durante o período da COP 30, três postos da Segbel estarão posicionados ao longo da Arthur Bernardes para monitorar o trânsito e orientar motoristas. A liberação total das vias está prevista para o dia 9 de novembro, após o encerramento da Cúpula de Líderes.