Romeiros percorrem 160 km a pé até Belém para o Círio de Nazaré

Tradição de mais de 20 anos reúne fiéis em viagem de cinco dias pelo nordeste paraense

Publicado em 7 de outubro de 2025 às 15:06

Tradição de mais de 20 anos reúne fiéis em viagem de cinco dias pelo nordeste paraense
Tradição de mais de 20 anos reúne fiéis em viagem de cinco dias pelo nordeste paraense Crédito: Reprodução

Mais de 60 devotos saíram do município de Magalhães Barata rumo a Belém, carregando fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, em uma caminhada de mais de 160 quilômetros que deve durar cinco dias. A chegada à capital paraense está prevista para a próxima sexta-feira, quando os romeiros se reunirão para celebrar a tradição centenária do Círio de Nazaré.

A Associação dos Romeiros de Magalhães Barata, que existe há 23 anos, organiza o percurso que atrai fiéis de todas as idades, muitos deles pagadores de promessas. O trajeto segue até a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, totalizando 162 quilômetros, com média diária de 32 km. Devotos de outras cidades também costumam participar da romaria todos os anos.

O pescador Marinaldo Botelho, que alcançou uma graça, carrega nos ombros uma réplica de embarcação como cumprimento de sua promessa. “Eu não tinha canoa, batalhei e, com ajuda da minha família, agora tenho três. Estou pagando minha promessa e, com fé em Deus, vou chegar”, contou ele, animado com a primeira participação na caminhada.

Para reduzir o desgaste físico, os romeiros farão paradas em sete municípios ao longo do percurso. Além disso, optam por roupas leves e confortáveis para amenizar o calor e evitar assaduras. A estratégia de caminhar no final da tarde e à noite ajuda a driblar as altas temperaturas do verão amazônico.

A tradição, que já dura duas décadas, segue mobilizando comunidades inteiras e reforça a fé e a devoção à padroeira do Pará, transformando a longa caminhada em uma experiência de resistência, espiritualidade e união.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).