Brics Brasil: bloco quer liderar mobilização por sistema financeiro mais justo

O bloco econômico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul encerrou nesta segunda-feira (07), no Rio de Janeiro.

Publicado em 7 de julho de 2025 às 14:55

O BRICS é um agrupamento de cooperação e concertação dos países do Sul Global.
O BRICS é um agrupamento de cooperação e concertação dos países do Sul Global. Crédito: Divulgação / BRICS Rússia

A declaração de Finanças Climáticas do Brics afirmou que o bloco pretende liderar a mobilização global por um sistema financeiro internacional mais justo e eficaz, para a alavancar a força econômica, o financiamento e a capacidade de inovação do setor. Divulgado nesta segunda-feira, 7, o documento reforça o recado emitido pelo bloco durante a cúpula de dois dias, que "busca revitalizar multilateralismo contra ameaças ao planeta e futuro compartilhados".

Os países do Brics reafirmaram o compromisso de implementar a estrutura definida pela Convenção das Nações Unidas de Mudanças Climáticas e o Acordo de Paris, mantendo a cooperação em assuntos de emissão de gás carbônico e desenvolvimento de resiliência climática para garantir o desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza.

"Instamos países desenvolvidos a cumprirem suas obrigações e fornecer financiamento climático novo e adicional, baseado em subsídios, até atingir a meta de financiar US$ 300 bilhões por ano até 2035 para países em desenvolvimento", afirma o comunicado. O Brics pede ainda que países desenvolvidos cumpram também meta anterior de mobilizar juntos US$ 100 bilhões por ano até 2025.