Contas de luz permanecem sem custo extra no mês de fevereiro

As condições de geração de energia estão favoráveis e, com isso, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras

Publicado em 31 de janeiro de 2026 às 18:29

As condições de geração de energia estão favoráveis e, com isso, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras.
As condições de geração de energia estão favoráveis e, com isso, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras. Crédito: Agência Gov/ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (30/1), que a bandeira tarifária no mês de fevereiro continuará verde. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.

De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.

A ANEEL reforça a importância do uso responsável da energia elétrica, que evita desperdícios e contribui com a sustentabilidade do setor elétrico.

Com informações de ANEEL