Governo vai reduzir IPI de carro popular produzido no Brasil; entenda

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) influencia diretamente no preço de mercado do veiculo.

Publicado em 9 de julho de 2025 às 15:16

Carros
Carros Crédito: Rafa Nadeymeir/ Agência Brasil 

Um decreto que deve ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai diminuir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos mais baratos e menos poluentes.

A previsão é de que o texto seja lançado ainda esta semana, em cerimônia no Palácio do Planalto, e vai definir a regulamentação do chamado IPI Verde, criado dentro do Mover — programa de incentivos para a indústria automobilística, com criação do programa chamado Carro Sustentável.

Para reduzir as alíquotas, serão analisados critérios de potência, eficiência energética, combustível e reciclabilidade, além da exigência de ser produzido no país.

A medida não deve significar redução de receitas para o governo porque ela prevê também aumentar o tributo de veículos mais poluentes.

A ideia do governo seria beneficiar veículos 1.0 flex, ou seja, que podem rodar com gasolina ou etanol e com potência abaixo de 90 cavalos, os carros populares que têm alíquotas de IPI em 5,27% nos dias de hoje. Os modelos 1.0 turbo não devem entrar na lista de redução de tributos.

O recorte deve permitir que entrem no programa modelos de entrada de diversas montadoras, como os carros Chevrolet Onix e Onix Plus, Fiat Argo, Cronos e Mobi e Renault Kwid.