Apocalipse nos Trópicos é indicado ao Bafta 2026 como Melhor Documentário

Produção dirigida por Petra Costa reforça presença brasileira na principal premiação do cinema britânico

Publicado em 27 de janeiro de 2026 às 10:59

Produção dirigida por Petra Costa reforça presença brasileira na principal premiação do cinema britânico
Produção dirigida por Petra Costa reforça presença brasileira na principal premiação do cinema britânico Crédito: Reprodução

Nesta terça-feira (27), o documentário brasileiro Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, foi indicado ao Bafta 2026 na categoria de Melhor Documentário. O anúncio foi feito pela Academia Britânica de Cinema, responsável pela premiação considerada o “Oscar britânico”.

A produção aparece entre os destaques da edição deste ano e consolida a presença do Brasil na disputa. A indicação também reforça o reconhecimento internacional do trabalho de Petra Costa, que já concorreu ao Oscar com Democracia em Vertigem.

Lançado em 2024, Apocalipse nos Trópicos investiga o crescimento da influência evangélica na política brasileira. O filme analisa como líderes religiosos fundamentalistas passaram a moldar decisões e discursos no cenário político recente, com foco especial no período do governo Bolsonaro.

Na disputa pelo prêmio, o documentário brasileiro concorre com 2000 Meters to Andriivka, Cover-Up Mr Nobody Against Putin e A Vizinha Perfeita.