Festival gastronômico 'Roteiro Cozinha Periférica' celebra cultura, memória e ancestralidade em Belém

Evento na Vila da Barca, em Belém, marca a formatura da 1ª turma de Gastronomia formada por mulheres da comunidade.

Publicado em 31 de agosto de 2025 às 10:01

Festival na Vila da Barca será abeto ao público -
Festival na Vila da Barca será abeto ao público - Crédito: Divulgação

No dia 5 de setembro, quando se comemora o Dia da Amazônia, a Vila da Barca, em Belém, será palco de uma grande celebração de cultura, memória e empreendedorismo feminino. É o Festival Gastronômico Roteiro Cozinha Periférica, que marca a conclusão da primeira turma de Gastronomia formada por 24 mulheres da comunidade, unindo sabores, histórias e tradição em um evento aberto ao público.

A programação do festival conta com uma feira gastronômica, um concurso de pratos com voto popular, além de apresentações culturais que exaltam a identidade amazônica e periférica, como o Carimbó D’aqui de Mestre Muka, DJ Pica Pau da Cobra Som, o grupo Fé no Batuque e a artista Alina – Açaí Pimenta.

Sob a curadoria da chef e boieira Lúcia Torres, referência da gastronomia paraense e madrinha do projeto, o festival promove os saberes ancestrais das mulheres da comunidade, incentivando o empreendedorismo e a autonomia a partir da cozinha. Lúcia, que atua no tradicional Ver-o-Peso, levou sua experiência para dentro da periferia, ajudando a transformar vivências culinárias em oportunidade e reconhecimento.

O evento é uma realização do projeto Memória e Cultura Periférica, com apoio da Embaixada da Suíça no Brasil, do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e de parceiros locais. Além do festival, está prevista a produção de um Livro de Receitas e Técnicas, elaborado pelas próprias moradoras, documentando saberes e práticas transmitidos de geração em geração.