Ancelotti critica Fifa e Uefa e aponta calendário como causa de excesso de lesões

Para o italiano, diminuir o número de clubes seria um caminho para reduzir a carga de jogos e equilibrar a temporada

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 17:22

Jogo marca a estreia do téncnico Carlo Ancelotti -
Jogo marca a estreia do téncnico Carlo Ancelotti - Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

Carlo Ancelotti voltou a disparar contra o calendário do futebol internacional. Em entrevista ao jornal italiano Il Giornale, o atual treinador da Seleção Brasileira culpou a Fifa e a Uefa pela sobrecarga de partidas e relacionou o excesso de compromissos ao aumento de lesões entre os atletas.

“Sim, jogamos demais e mal, o futebol é mais analítico, intenso, rápido, mas a Fifa e a Uefa têm que revisar os calendários. São muitos jogos, nem todos de qualidade, e há lesões demais”, declarou o treinador, que reforçou o alerta para uma revisão urgente das competições.

Além da crítica às entidades, Ancelotti também defendeu mudanças no formato das ligas nacionais. Para o italiano, diminuir o número de clubes seria um caminho para reduzir a carga de jogos e equilibrar a temporada. “Me parece uma boa solução reduzir de 20 para 18 times nas ligas, se evitaria os confrontos de baixa qualidade, e assim os gastos também seriam mais lógicos. Mas deve haver um acordo entre as partes, e até agora isso não aconteceu”, disse.

Essa não é a primeira vez que Ancelotti toca no tema. Em sua última temporada à frente do Real Madrid, o clube espanhol disputou 68 partidas em sete competições diferentes — número que, para o treinador, exemplifica o peso do calendário atual e a necessidade de mudanças estruturais.