Brasil deixa calendário das corridas sprints da Fórmula 1; saiba mais

O cronograma de sprints em 2026 abre com duas corridas já conhecidas: China e Miami

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 16:38

Interlagos continua com a corrida comum, mas sai do calendário das sprints
Interlagos continua com a corrida comum, mas sai do calendário das sprints Crédito: Reprodução / X

A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (16) as seis etapas que terão corridas sprint na temporada de 2026, trazendo mudanças significativas em relação aos últimos anos. Pela primeira vez desde a estreia do formato em 2021, o GP de São Paulo, em Interlagos, ficou de fora da lista e terá apenas a corrida principal no domingo. Além da etapa brasileira, Bélgica, Catar e Estados Unidos também perderam espaço no calendário especial.

O cronograma de sprints em 2026 abre com duas corridas já conhecidas: China e Miami. A partir daí, o calendário traz novidades. Canadá, Holanda e Singapura entram pela primeira vez na relação, enquanto a Inglaterra volta a receber a disputa reduzida, algo que não acontecia desde 2021.

A Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não detalharam os motivos da saída de Interlagos e das outras pistas, mas destacaram que a mudança busca dar “mais drama” a um ano que terá a estreia do novo regulamento técnico e de motores. Para Stefano Domenicali, presidente da F1, a inclusão de circuitos inéditos é um passo para aumentar a atratividade do campeonato.

Os números também pesam. Segundo a categoria, as provas com sprint apresentam em média 10% mais audiência de TV do que os finais de semana sem a corrida curta. Por isso, existe a expectativa de que o formato seja ampliado nos próximos anos, podendo chegar a dez etapas. Já o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, reforçou no comunicado que a entidade seguirá acompanhando a evolução para garantir que o modelo traga benefícios esportivos à Fórmula 1.