'Ninguém jogou a toalha': Carpini destaca união do elenco do Remo antes de reestreia no Brasileirão

Treinador terá mais de duas semanas para trabalhar suas ideias antes do duelo contra o Grêmio; Leão ocupa a 19ª posição e tenta interromper sequência de dez jogos sem vencer.

Publicado em 1 de outubro de 2026 às 14:42

Treinador terá mais de duas semanas para trabalhar suas ideias antes do duelo contra o Grêmio; Leão ocupa a 19ª posição e tenta interromper sequência de dez jogos sem vencer.
Treinador terá mais de duas semanas para trabalhar suas ideias antes do duelo contra o Grêmio; Leão ocupa a 19ª posição e tenta interromper sequência de dez jogos sem vencer. Crédito: Remo TV

Nesta quarta-feira (1), Thiago Carpini destacou o período de preparação do Remo durante a pausa para a Data Fifa e afirmou que o elenco tem respondido bem às mudanças propostas pela nova comissão técnica. Em entrevista ao podcast “Reicast”, o treinador ressaltou a necessidade de adaptar os jogadores ao seu estilo de jogo e pediu que o trabalho realizado nos treinos seja transformado em uma reação dentro de campo.

“O clube, esse momento, acho que tem consumido muito nós, né? Acho que a responsabilidade aqui é muito grande. A gente tem se dedicado 100% ao clube. A gente todos os dias de manhã trabalha muito. A gente tem procurado, sei lá, de alguma maneira encontrar soluções para esses problemas que a gente tá enfrentando”, afirmou Carpini.

O treinador assumiu o Remo em setembro, após a saída de Léo Condé, e estreou com derrota por 2 a 1 para o Santos, no Mangueirão. Desde então, a equipe ganhou um período maior para treinamentos por causa da Data Fifa. Segundo o Roma News, o Leão terá mais de duas semanas entre a derrota para o Santos e o próximo compromisso pela Série A.

Para Carpini, o intervalo é importante principalmente para que os jogadores assimilem a nova proposta de jogo. O técnico explicou que a mudança de comando exige adaptação a diferentes comportamentos dentro de campo.

“Duas, três semanas aí de trabalho, mais ou menos, né? Que que dá para fazer uma rápida avaliação assim do trabalho que vem sendo realizado, a própria evolução da equipe, seja parte técnica, física, porque o torcedor ele vai perguntar: ‘Mas e aí, passaram todo esse tempo da data FIFA treinando e tal, que que vocês podem falar pra gente que tá nessa ansiedade?’ Legal. Olha, toda mudança ela gera uma adaptação, né? E é uma mudança de comportamento, são estímulos diferentes, né? Eu falo que no futebol não tem um certo errado, tem ideias de jogo, cada um tem a sua ideia.”

Carpini também fez questão de reconhecer o trabalho realizado pelo antecessor, mas explicou que sua metodologia apresenta características diferentes e que isso influencia diretamente a rotina dos atletas.

“O profissional que aqui estava, um excelente profissional, tem as suas ideias, eu tenho as minhas. Então isso pro atleta é difícil, né? Ou seja, você troca o comando, marca alto, marca baixo, nós vamos ter a bola, vamos jogar em transição, vamos ser propositivo. Então isso tudo pro atleta é uma adaptação.”

Segundo o treinador, o período sem partidas tem sido usado para melhorar os comportamentos que ele considera necessários para que o time consiga apresentar um desempenho diferente na sequência do campeonato.

“Então esse período foi muito importante para isso, pra gente evoluir um pouco nos comportamentos que eu entendo que são necessários a gente evoluir, pra gente começar a ter melhores performances e resultados, né? É, claro que não é de uma hora para outra, né? Não, não passe de mágicas, mas melhor essas duas semanas do que nada, né? Só jogo e recuperação.”

Carpini também destacou a resposta dos jogadores durante os treinamentos e afirmou que o elenco segue comprometido com a tentativa de reação na Série A.

“A gente procura, tem procurado, né, porque ainda não concluímos ela, aproveitar o máximo e a aceitação dos atletas tem sido muito boa. Acho que isso para mim é fundamental. Não adianta eu propor as ideias se eles não aceitarem, não acreditarem naquilo que tá sendo feito e não tiverem a fim de fazer.”

O momento do Remo exige uma reação rápida. O Leão ocupa a 19ª posição do Brasileirão, com 23 pontos, e chegou a dez partidas consecutivas sem vencer após a derrota para o Santos. A sequência reúne sete derrotas e três empates, e a última vitória aconteceu em 26 de julho, contra o Vitória.

Mesmo diante do cenário, Carpini afirmou que percebe um grupo disposto a continuar trabalhando e pediu a participação da torcida na tentativa de mudar o ambiente em torno da equipe.

“E eu vejo um grupo muito ainda mobilizado, ninguém jogou a toalha, não, de maneira nenhuma. Você vê o dia a dia, o trabalho, a intensidade que eles estão treinando, os caras pedindo treino. Então tá, tá muito legal e que a gente possa junto com o nosso torcedor, que é o mais importante nesse momento, no Mangueirão, na quarta-feira, nossa reestreia, reverter tudo isso em energia positiva dentro de campo, pra gente poder buscar nossa tão sonhada vitória.”

A “reestreia” citada pelo treinador será contra o Grêmio, na quarta-feira (7), às 19h30, no Mangueirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto será o primeiro do Remo após a pausa para a Data Fifa e abrirá uma sequência de seis partidas do Leão entre outubro e o início de novembro.

Para o duelo, Carpini já sabe que terá desfalques. Edson Fernando, Zé Welison e Gabriel Poveda não estarão à disposição contra o Grêmio por suspensões. O volante Edson Fernando ainda cumpre uma punição de quatro jogos determinada pelo STJD, enquanto Zé Welison e Poveda também estão suspensos.