Samir Xaud é o novo presidente da CBF após eleição marcada por ausência de clubes

Xaud foi eleito com 46 votos. 26 das 27 federações estaduais (com exceção da Federação Paulista, presidida por Reinaldo Carneiro Bastos) e 20 dos 40 clubes com direito a voto. Compareceram 10 clubes da Série A e 10 da Série B.

Publicado em 25 de maio de 2025 às 12:35

Samir Xaud concorre em chapa única -
Samir Xaud concorre em chapa única - Crédito: Divulgação

A eleição de Samir Xaud para a presidência da CBF foi marcada pela ausência de parte significativa dos clubes da elite do futebol brasileiro. Em contraste, o evento contou com a presença de dirigentes de federações estaduais, familiares dos novos cartolas e representantes de clubes de divisões inferiores.

Xaud foi eleito com 46 votos. 26 das 27 federações estaduais (com exceção da Federação Paulista, presidida por Reinaldo Carneiro Bastos) e 20 dos 40 clubes com direito a voto. Compareceram 10 clubes da Série A e 10 da Série B. O colégio eleitoral total era composto por 67 membros. Curiosamente, há apenas dois meses, esse mesmo grupo havia aclamado Ednaldo Rodrigues por unanimidade.

Clubes da Série A que participaram da eleição: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória.

Clubes da Série B que votaram: Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

Santos e Cruzeiro, que haviam anunciado adesão ao boicote liderado por clubes da Libra e da Liga Forte União, acabaram comparecendo e votando.

Com informações do UOL