CBF vai aumentar número de clubes na Série D e na Copa do Brasil a partir de 2026

Em entrevista ao podcast Toca e Passa, Xaud explicou que a reformulação visa oferecer mais oportunidades e visibilidade para os clubes

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 17:32

Samir Xaud, novo presidente da CBF
Samir Xaud, novo presidente da CBF Crédito: Reprodução/Youtube/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças significativas no calendário nacional para 2026. O presidente Samir Xaud confirmou que a Série D do Campeonato Brasileiro terá 32 clubes a mais, e que a Copa do Brasil também passará por ajustes, descartando a criação de uma quinta divisão no futebol brasileiro.

Em entrevista ao podcast Toca e Passa, Xaud explicou que a reformulação visa oferecer mais oportunidades e visibilidade para os clubes, além de tornar o calendário menos desgastante para as equipes. “Estamos reorganizando todas as competições — Série D, Copa Verde, Copa do Nordeste e Copa do Brasil — para encaixar os jogos com mais prudência no calendário brasileiro”, afirmou.

O dirigente ainda revelou que os detalhes das mudanças começarão a ser implementados nos próximos 50 dias, e que o objetivo é proporcionar mais tempo de preparação e sustentabilidade financeira para os clubes participantes, especialmente aqueles que atualmente figuram na quarta divisão.