Ministra repudia injúria racial contra torcedor do Remo: 'repugnante'

Ministra da Igualdade Racial chama episódio de “inaceitável e repugnante” e reforça que racismo é crime; caso ocorreu em partida entre Avaí e Remo.

Publicado em 19 de novembro de 2025 às 07:55

Anielle Franco classificou ofensas como 'inaceitáveis' - 
Anielle Franco classificou ofensas como 'inaceitáveis' -  Crédito: Reprodução

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, repudiou as ofensas dirigidas a um torcedor paraense durante a partida entre Avaí e Remo e afirmou que o episódio é “inaceitável e repugnante”. Segundo ela, a equipe da pasta já foi acionada para oficiar entidades e autoridades responsáveis pelo acompanhamento do caso.

“Pedi à minha equipe que oficie as entidades e autoridades que acompanham o caso”, afirmou a ministra, destacando que o Governo Federal já equiparou a injúria racial ao crime de racismo para fortalecer a responsabilização dos agressores. Anielle lembrou que o ministério trabalha em parceria com entidades esportivas para reunir dados que auxiliem na formulação de políticas públicas de enfrentamento ao racismo nos esportes.

“O racismo não cabe nem dentro nem fora do campo”, disse. Ela também ressaltou a simbologia da data: “Hoje (terça-feira, 18) é o Dia Nacional de Combate ao Racismo. Mas notícias como essa lembram que a nossa luta é todo dia. Racismo é crime e não iremos tolerar”.

O caso segue sendo acompanhado por órgãos competentes, e a expectativa é de que medidas sejam adotadas para responsabilizar a autora das ofensas.