Nacional Potosí x Botafogo: saiba o horário e onde assistir ao jogo pela Libertadores

Em meio a cinco derrotas consecutivas, equipe de Martín Anselmi aposta em logística especial para minimizar efeitos da altitude no jogo de ida da segunda fase.

Publicado em 18 de fevereiro de 2026 às 07:20

Fogão faz a estreia na Libertadores - 
Fogão faz a estreia na Libertadores -  Crédito: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo terá um grande desafio às 21h30 desta quarta-feira. A equipe carioca enfrenta o Nacional Potosí fora de casa, na Bolívia, a 4.000 metros de altitude, pelo jogo de ida da segunda fase da Libertadores. A partida será transmitida pela GE TV e ESPN.

É a primeira partida das duas equipes nesta edição da Libertadores. O Nacional Potosí conquistou a vaga na segunda fase por ser o campeão da Copa da Bolívia de 2025, goleando o Bolívar por 4 a 1 na decisão em La Paz. O Botafogo, sexto colocado do Brasileirão, precisa disputar duas fases para chegar aos grupos.

O Botafogo chega ao confronto com cinco derrotas consecutivas. O time poupou em clássicos no Carioca para focar no Brasileirão, mas também perdeu na competição. No último domingo, foi eliminado do Carioca ao perder para o Flamengo por 2 a 1. Essa é a pior sequência do clube na era SAF e iguala marcas negativas do período do rebaixamento em 2020/2021.

A altitude volta ao caminho do Botafogo na Libertadores como um fantasma. Eliminado em Quito para a LDU em 2025, o clube carioca começa a edição de 2026 em Potosí, em um desafio ainda maior. Historicamente, apenas o Palmeiras, em 2009, venceu o Real Potosí na Bolívia — Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Paraná não conseguiram superar os potosinos em confrontos continentais.

Sob comando de Martín Anselmi, o Botafogo enviou jovens para Potosí com quase uma semana de antecedência para melhor adaptação à altitude. Nove jogadores (entre eles o goleiro Léo Linck) estão em Potosí desde a última sexta-feira para se ambientar. O grupo principal viaja para a cidade somente no dia do jogo, após passar a noite em Sucre, subindo em veículos 4x4 num trajeto de cerca de três horas.

Anselmi deve mesclar titulares com jogadores que chegaram antes da Bolíva. O argentino tem histórico positivo na altitude: em 91 jogos como treinador (por Independiente del Valle e Cruz Azul), soma 56 vitórias, 16 empates e 19 derrotas — um aproveitamento de 67,4% . Com o Del Valle, em 2022, foi campeão invicto da Sul-Americana.