Paysandu inicia reformulação para 2026 e encaminha saída de Thiago Heleno e mais quatro

Com rebaixamento encaminhado, clube reduz folha salarial e deve anunciar mais desligamentos nos próximos dias.

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 09:37

Thiago Heleno teve desempenho baixo no Papão - 
Thiago Heleno teve desempenho baixo no Papão -  Crédito: Matheus Vieira/Paysandu

Com o rebaixamento praticamente confirmado na Série B do Campeonato Brasileiro, o Paysandu já iniciou o processo de reformulação do elenco para a temporada de 2026. Mesmo às vésperas de mais um jogo na competição — que será disputado fora de Belém — alguns jogadores já começaram a ser comunicados de que não seguirão no clube alviceleste.

O zagueiro Thiago Heleno está entre os primeiros nomes fora dos planos do Papão. Contratado em junho, o defensor de 37 anos, multicampeão e ídolo na passagem pelo Athletico-PR, não conseguiu manter regularidade com a camisa bicolor. Ele disputou 11 partidas, sendo titular em oito delas durante os 90 minutos.

Outros nomes que não permanecerão na Curuzu são o meia Denner e o volante Ronaldo Henrique. Ambos tiveram passagens discretas ao longo da temporada de 2025 e estão fora da lista para o próximo ano.

A diretoria bicolor tem como objetivo reorganizar o grupo, enxugar a folha salarial e iniciar 2026 com um elenco mais equilibrado e adequado à nova realidade financeira pós-rebaixamento. Além do “General”, mais duas saídas devem ser oficializadas em breve: os zagueiros Joaquin Novillo e Yeferson Quintana.

Contratado ainda em 2024, Quintana chegou a ser um dos destaques do Paysandu durante a Série B, mas sofreu com lesões ao longo de 2025, o que reduziu seu número de partidas. Ele somou 48 jogos e três gols pelo clube. Já Novillo, que chegou no início deste ano, teve boas atuações, porém não se firmou entre os titulares, encerrando sua passagem com 18 partidas.

O processo de reformulação deve continuar nas próximas semanas, enquanto o Papão já planeja a montagem do elenco para 2026 com foco em retorno imediato à Série B.