Paysandu pode ficar a 11 pontos de distância do primeiro time fora do Z4 da Série B

Derrota para o Novorizontino amplia distância para sair do Z-4; Papão depende de combinação de resultados e até torce por vitória do rival Remo.

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 10:04

Papão foi derrotado novamente em Belém - 
Papão foi derrotado novamente em Belém -  Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

A situação do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro ficou ainda mais dramática após a derrota por 1 a 0 para o Novorizontino, nesta terça-feira (23), no Estádio Banpará Curuzu, em Belém. O resultado consolidou o Papão na lanterna da competição, com apenas 22 pontos em 28 rodadas, e aumentou a pressão sobre um projeto que fracassou desde o início da temporada.

O time bicolor demorou 11 rodadas para conquistar a primeira vitória — um magro 1 a 0 sobre o Botafogo-SP — e nunca conseguiu reagir. Agora, precisa de uma sequência quase perfeita para evitar o rebaixamento.

A diferença para o América-MG, primeiro fora da zona de descenso, já é de oito pontos (30 contra 22) e pode chegar a 11 se o time mineiro vencer o Atlético-GO na quinta-feira (25), em Goiânia. O Botafogo-SP, 17º colocado, soma 29 pontos e pode abrir dez de vantagem se derrotar o CRB fora de casa.

Já Amazonas e Volta Redonda, que ocupam a 18ª e a 19ª posições, têm 27 pontos, cinco a mais que o Papão, e também podem aumentar a distância para sete em caso de vitórias nesta rodada.

Mesmo que tivesse vencido o Novorizontino, o Paysandu seguiria na última posição. O cenário mostra o tamanho do desafio: precisa vencer quase todos os dez jogos restantes e ainda torcer contra rivais diretos para tentar escapar da queda.

A situação é tão complicada que o Papão pode ter de contar até com o maior rival. Nesta quarta-feira (24), o Remo enfrenta o Volta Redonda, fora de casa, e um triunfo azulino ajudaria a segurar os cariocas no Z-4, mesmo que dê força ao Remo na luta por acesso.